O passado, (dez, cinco, um ano, uma semana, um dia, uma hora, um minuto…), não te pertence mais… virou história!!
Se o ‘passado te condena’ como diz o ditado, há que se libertar do passado, deixando-o ir, aceitando o caminho que te trouxe até aqui.
Sobre o passado duas coisas são importantes: os aprendizados que os eventos e situações proporcionaram e a gratidão, pois temos muitos mais a agradecer, todos os dias, do que murmurar. Agindo assim poderemos criar um novo futuro.
Porém, para que um novo futuro aconteça é necessário gerar leveza no presente. Essa qualidade somente é possível quando aplicamos a maior das lições que Cristo nos deixou na Cruz, quando perdoou aqueles que não sabiam o que estavam fazendo…
Perdoar é um ato primeiramente de inteligência própria, acontece na mente, no coração e por último no corpo.
O apostolo Pedro, “aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Ou seja perdoar a si e ao outro que nos feriu, é um processo que tem seu tempo, e se torna um bálsamo para aqueles que estão dispostos a perdoar. Quando reflexionamos sobre as consequências dos ressentimentos, percebemos que é bem mais saudável liberar as mágoas do que alimentá-las. A mágoa é um veneno que muitos bebem pensando que o outro vai morrer!
Auto perdão.
O perdão é um presente para si mesmo. Ele o liberta do passado, de suas experiências e de relacionamentos passados. Ele lhe permite viver no tempo presente. Quando você perdoa a si e aos outros, você é, de fato, livre. Há uma tremenda sensação de liberdade que vem com o perdão.
Muitas vezes, você precisa se perdoar para tolerar experiências dolorosas e não se ama o suficiente para se afastar destas experiências. Assim, ame-se, perdoe-se, perdoe os outros e esteja no presente. Veja a antiga amargura e dor rolarem para fora dos seus ombros quando você deixá-las ir e, então, as portas do seu coração se escancaram. Perdoe-se e perdoe todas as experiências passadas. Você é livre.
Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus…(Mat.43-47)
Amar o inimigo quer dizer concretamente perdoar. Muitos são os que não sabem como começar a perdoar ou não conseguem distinguir se perdoaram ou não alguém que lhes feriu o coração. O critério de Jesus é claro: o perdão começa a acontecer quando oramos por nossos inimigos, aqueles que nos magoam e perseguem.
Não deixe que o sol se ponha sem ter limpado seu dia. Ou seja, o primeiro ato de perdão é conosco mesmos! Portanto, não te condenes! Você está buscando a felicidade e possivelmente a outra pessoa também… No íntimo de nós mesmo, cada qual está procurando fazer sempre o melhor…
Perdoar não muda o passado. Perdoar muda o futuro! (Pe Vânio)
Abaixo, estou deixando aqui um link, de um fabuloso exercício de relaxamento e visualização, para a Cura da Criança Interior, criado por Louise Hay, autora do livro “Você Pode Curar a Sua Vida”.
A cura da criança interior, ferida, é fundamental para desenvolvermos auto estima, valor próprio e relacionamentos saudáveis.
Curar a sua criança vai gerar transformações profundas em sua vida tornando-o(a) adulto saudável e mais capaz para desempenhar seus papéis e viver relacionamentos mais saudáveis e evolutivos.
Louise Hay, uma das maiores autoridades sobre auto cura, nos ensina aqui um meio para dissolver situações do passado, que afetaram o nosso sistema emocional e geraram bloqueios no presente.
Agora você terá acesso a um poderoso exercício de visualização do perdão e auto perdão, libertando-se de culpas, mágoas e ressentimentos, permitindo-se ser capaz de amor, elevando o seu amor próprio e auto estima.
“Eu conheço meu valor; Eu mereço viver; Eu mereço receber; Eu gosto de mim! Eu escolho a saúde, a prosperidade; Eu escolho o sucesso e o lado luminoso da vida. Eu escolho o perdão; Eu escolho derrubar todas as barreiras que bloqueiam o Amor!” (Louise Hay )
Site Oficial: http://www.louisehay.com/ – Informações Pessoais: http://www.louisehay.com/about/