Compromisso Integral

Compromisso Efetivo e Afetivo

Podemos ser efetivos sem deixar de sermos afetivos (!?)

Comprometimento, o que significa exatamente isso?
É estar atento aos seus afazeres. Doar-se, buscar soluções. Vislumbrar o que está por vir. Empenhar-se nas tarefas. Usar de afinco para que tudo saia o melhor possível.

Quando se está verdadeiramente comprometido, a segurança aflora. Os atos já estão definidos só é necessário que alguém os tome para si. Gerenciar o trabalho e a vida.

O comprometimento está vinculado ao clima organizacional, à cultura e aos valores da empresa. As pessoas estão dispostas a lutar por aquilo em que acreditam, seja no plano profissional ou pessoal. E lutam pela verdade!

Aberto à renovação, no uso da ética e da ponderação, o líder é um indivíduo com capacidade de escutar, desenvolver e construir um relacionamento duradouro junto a seus clientes (internos e externos).

Comprometer-se com metas é focar o seu pensamento no alvo, o corpo acompanha, isto é, a energia segue o pensamento. O corpo reage e as idéias passam a ter vida própria.
Você não verá como fazer algo até que se enxergue a si mesmo fazendo.
Quanto mais souber o ‘porquê’ das coisas que está realizando, mais será a liberdade que você terá para explorar todos os caminhos para chegar lá.
Meta deve ser uma coisa negociada e compartilhada com responsabilidade.

Nesse contexto, nasce o comprometimento afetivo, também chamado atitudinal: o indivíduo se identifica com a organização e com os objetivos dela e deseja manter-se como membro, de modo a facilitar a consecução desses objetivos. O comprometimento afetivo é aquele associado à idéia de lealdade, desejo de contribuir, sentimento de orgulho em permanecer na organização. Compromisso com a empresa é também cuidar de si para cuidar do todo, isto é, comprometer-se com a qualidade de nossos relacionamentos afetivos, nossa saúde,  lazer e bem estar.

Nos envolvemos na medida de nossa emoção, de nosso desejo. Porém, o comprometimento se estabelece de acordo com a capacidade e atitude que empregamos (habilidades /  talentos), para a realização dessas metas .

         “Viver não é meramente respirar, é agir” (Jean Jacques Rousseau)