Em entrevista concedida ao talk show Inside Quest, Simon Sinek, enfatiza as provações encontradas no ambiente corporativo e social, que constituem um desafio dessa geração atual, (sobretudo os nascidos a partir de 1984):
– Falta de foco, questionam a autoridade incessantemente, buscam freneticamente recompensas imediatas.
Simon atribuí estas características a 4 fatores: primeiros períodos formativos, o mundo digital, o estado de impaciência e ao ambiente corporativo.
Confira e reflita se essa é uma questão que atinge uma geração ou todas(!?).
Todos nós estamos envolvidos. Somos parte dessa questão e fundamentalmente podemos e devemos ser parte das soluções!
Na minha adolescência / juventude, fui buscar experiências ligadas aos prazeres, que se tornaram hábitos enraizados no meu cérebro! Na ocasião, foi uma alternativa que encontrei para me sentir feliz, aceito e adaptado a um meio, que julgava saudável e que, até certo ponto foi.
Mas confesso, que na busca de despertar essa química da felicidade (hormônio da dopamina), fiquei dopado e viciado, recorrendo constantemente a esses recursos (já na idade adulta), que me geravam a sensação de estar tudo ‘ok’ e que tiveram as suas consequências, desafios e riscos desnecessários.
Nessa última década, tenho tido a oportunidade, sobretudo através do meu trabalho, (assessorando líderes, em diversos setores, em seus processos pessoais e pessoais) de observar, acompanhar e conviver com esses jovens e adultos, (a maioria com menos de 40 anos) e posso confirmar, bem como compreender, o que Simon apresenta em seu talk show.
A geração mais jovem trás um potencial incrível com referências bem abrangentes. Percebo sementes maravilhosas no coração e na mente dessa juventude. Mas poucos jovens sabem disso… e outros nem sabem qual é o terreno ideal para se lançarem e como fazer isso…
Hoje minha maior realização tem sido atender esse chamado vindo dessa geração, acolhendo seus anseios, ressignificando suas dores, resgatando e reorientando seus desejos, para que possam expressar as maravilhas contidas no íntimo de si mesmos.
Deixo você com Simon Sinek, para que possa ampliar e constatar sua visão sobre a geração milênio.
Boas reflexões e aprendizados!