Quem define a sua escolha na hora da seleção do seu cargo?

Coisas importantes a serem consideradas num processo seletivo, em que uma das etapas podem ser as tais “dinâmicas de grupo” ou psicotécnico.

É possível que alguém pergunte: “como eu devo me preparar para essa etapa”?

Sinceramente, quanto menos o candidato se prepara para uma dinâmica, melhor.

Me sinto bem a vontade para falar disso, pois atuei longo tempo na área de RH de uma instituição financeira, facilitando dinâmicas e jogos para facilitar os processos.

Eu me considerava um expert no assunto. Achava que conhecia e dominava o esquema. E foi com essa mentalidade que me candidatei a uma vaga de consultor interno, para atuar em todo a rede daquela empresa. Haviam 30 vagas e muitos candidatos, porém, dificilmente teriam entre os 10 primeiros, alguém tão preparado quanto eu!  (Assim eu pensava…)

A área onde eu estava lotado foi quem coordenou o processo, portanto, mais um ponto para mim, certo? Errado! O consultor externo que foi contratado pela instituição para realizar a seleção e aplicar a dinâmica, coincidentemente era meu professor e mentor na minha formação de dinâmica de grupos. Mais fácil ainda, certo?!! Ledo engano… todos esses pontos de vantagem se voltaram contra mim mesmo durante a dinâmica. Eu subestimei a concorrência e superestimei minha posição.

Minha postura durante a seleção era de alguém que se achava o mestre do assunto, cuidando e analisando mais os outros, do que conectado realmente comigo e com o foco do que eu desejava. Desconectado, eu desejava que os outros abrissem oportunidades para mim, ou seja, intimamente eu pensava que a responsabilidade de eu assumir uma posição melhor estava nas mãos do meu chefe, diretor, enfim na empresa.

Lembro que a dinâmica iniciou com o professor abrindo uma embalagem de remédio. Tirou a bula e falou dos itens importantes daquele remédio: indicação, contraindicação, posologia. etc. Lançou o desafio para o grupo se apresentar como se cada um fosse o remédio. Então, individualmente, cada candidato foi indo à frente do grupo e se apresentava dizendo que remédio era, qual a sua indicação, quais as contraindicações, como deveria ser usado etc. Chegou a minha vez! Minha única lembrança: parecia um boneco sem sentimento.

Aliás, numa das questões colocadas para debatermos, questionava-se o “por que” eu merecia a tal função? Não lembro bem qual foi meu argumento, mas sei que expressei que, ‘eu era um cara que atuava em toda a rede, por alguns anos, tinha pós nisso, naquilo, conhecia muito sobre RH e pessoas, e que a empresa não me dava oportunidades.

Tamanha arrogância e soberba… aí começou o meu declínio. O cara que se considerava o melhor, entre pelo menos os 5 primeiros, ficou em 28 lugar…

Um detalhe, convenci uma colega que atuava comigo nos grupos de desenvolvimento, a participar da seleção. Ela não queria, mas insisti tanto que acabou concordando em participar e seguiu tranquila e despreocupada com o resultado… para minha surpresa, ficou em oitavo lugar.

O feedback que meu professor e condutor da dinâmica me deu, foi avassalador! Fiquei três dias ‘tonto’, em estado febril, sem saber o número da ‘placa do caminhão’ que passou por cima de mim. Meu orgulho se espatifou no chão e o meu ego teve que se dobrar.

O aprendizado que levo comigo em todas a situações, é de que as portas que me levam para o sucesso e a realização são vastas e bem largas, fácil de passar, porém, são bem baixas, perto do chão. Para passa-las é preciso ter humildade.

Pois bem, dito isso, chegamos a conclusão: vá para o teste ou para a dinâmica sendo você mesmo:

  • Seja e aja naturalmente, sem querer ser quem você não é. Mantenha a calma e seja o mais verdadeiro possível ao realizar os testes ou responder as perguntas, bem como ao se posicionar no grupo.
  • É bem provável que a avaliação das competências humanas e sociais sejam avaliadas durante todo o processo. (Desde as provas de conhecimento técnico / operacional, simulações etc).
  • Humildade não é postura de corpo nem tom de voz. É acima de tudo, sentir-se digno, conhecer e saber o que tem a oferecer.
  • Para manter sua segurança e autoconfiança durante a prova, conheça e domine as questões técnicas e operacionais que envolvem o cargo que você almeja. Isso ajudará você se manter calmo, tranquilo e focado.
  • Durma bem na noite anterior – nada pior do que ir para uma dinâmica com seu estado mental alterado, por uma noite mal dormida. (Melhor adiar a participação na dinâmica).

Finalmente, durante sua rotina de hoje até o dia das provas, faça o exercício da auto-observação e visualização: pense e imagine-se sendo, fazendo e se comportando conforme o profissional que você deseja se tornar no futuro.

Você vai assumir um cargo de direção. Saiba dirigir primeiramente sua própria vida, aprenda com suas vitórias e fracassos. O verdadeiro líder é aquele que primeiramente liderou a sua própria existência. Desenvolva um espírito amistoso e cordial através de uma comunicação assertiva. Para liderar é necessário querer estar com pessoas. Elas precisam ‘sentir’ que você sabe a ‘direção’ e que precisa delas para construir o caminho para chegar lá…

No passado quase deixei passar uma grande oportunidade porque, ao invés de me concentrar no que eu desejava e naquilo que me movia internamente (pessoal e profissionalmente), coloquei atenção no que os outros pensavam ou esperavam de mim. Me ‘achei’ como alguém que sabia mais do que muitos e por isso merecia reconhecimento e oportunidades. Hoje sei que os melhores aliados que posso ter são: meus reais interesses, meus valores, minhas crenças e meus sonhos. Fora isso, qualquer vento contrário ou estimulo externo (positivo ou negativo), podem me conduzir a um lugar que eu não gostaria de estar.

Hoje estou no lugar onde eu mesmo me coloquei. Essa é a minha liberdade!

Plenitude ou Aniquilamento

EXISTIR É UMA GRANDE TRAVESSIA E DESEJAMOS FAZER ESSA JORNADA (!?)
O desejo de voar começa com a emoção de cair…
O desejo de vencer contém o medo de fracassar…
O desejo da semente é o fruto…

Assim como:
O caminho do guerreiro é o aprendiz…
O caminho da borboleta é a lagarta…
O caminho do Pai é o Filho…
O caminho da Vida é a morte…

Dentro de cada semente tem uma informação potencialmente inteligente a ser manifestada, que no mero ato de viver, deve se expandir.

Uma semente caída no chão brota em atividade e, no ato de viver, produz uma planta e mais uma centena de sementes; a vida por viver, se multiplica. Está sempre se aumentando. Assim é a própria natureza para continuar existindo. De tal maneira, a consciência está continuamente se expandindo.

Todo fato que aprendemos leva-nos ao aprendizado de outro fato; o conhecimento está continuamente se expandindo. Todo o talento que desenterramos e cultivamos em nós mesmos, traz a mente o desejo de cultivar outros talentos. No início da minha juventude gostava muito de tocar tambores (percussão). Depois fui para academia, e então abandonei essa habilidade para me dedicar aos estudos, pois segundo a orientação convencional, a arte não iria me proporciona a sobrevivência necessária: “vai ser alguém”, depois pode tocar música. E assim aconteceu, até que chegou um momento que aquilo que eu realizava no mundo não preenchia um vazio que se abria. Então fui conduzido a desenterrar o talento da música. Passei a fazer aulas de percussão e o tambor do meu coração descobriu novos sentidos para curar minhas feridas e ansiar por mais vida. Certamente não sou um talento musical dos palcos, porém, a arte naquele momento estava buscando sua expressão em mim o que me levou a saber mais, fazer mais e ser mais, inclusive em outros setores de minha vida.

Portanto, o desejo de querer mais riqueza, por exemplo, é simplesmente a capacidade para uma vida maior buscando realização. Wallace Wattles, da escola dos novos pensadores do século XX, diz que todo o desejo é o esforço de uma possibilidade não expressada de transformar-se em ação. É o poder buscando se manifestar que causa o desejo. Assim, o que faz você querer algo a mais, é o mesmo que faz a planta crescer; é a vida buscando uma expressão mais plena.

Wallace afirma, a substância original única deseja viver mais em e através de nós. É o desejo de Deus que cada qual possa ser, fazer e ter o melhor que desejar. ELE quer que você evolua integralmente porque poderá expressar-se melhor através de você. O universo deseja que você tenha tudo o que quiser. A natureza é favorável aos seus planos.

É essencial, porém, que seu propósito deva se harmonizar com o propósito que há em tudo. Você deve querer uma vida real, não o mero prazer ou a gratificação dos sentidos. A vida é o desempenho da atividade, e o indivíduo realmente só vive quando desempenha todas as atividades – físicas, mentais e espirituais – de que é capaz, sem excessos em nenhuma delas.

A cada passagem, cada entrada em um novo estado de consciência, encontraremos o desejo e o medo. O desejo como pulsão de vida e o medo como pulsão de morte, perda. Guardar uma semente numa redoma de vidro não significa que preservaremos ou daremos mais vida a ela, provavelmente não.

Germinar, nascer, cresce e se desenvolver, implica no medo de perder ou deixar partir, um estado de ‘ser’ que estávamos identificados, para assumir um novo. Muitas vezes esse estado de identificação pode ser a imagem que os pais têm de nós mesmos. Então aqui, o desejo – tentativa de se igualar – terá o medo de não conseguir corresponder a ela: “Não posso ser eu mesmo porque tenho que corresponder à imagem que meus pais têm de mim e ao que eles desejam para mim”.

Em outro momento o desejo de vencer, de ter sucesso vem com o medo, por exemplo, de não querer ser melhor do que seus pais no campo profissional, intelectual ou afetivo. Segundo Freud, aqui, o indivíduo teme que se os ultrapassar, corre o risco de perder o amor deles.

Para você evoluir em sua carreira profissional, precisará mudar o estado de sua consciência. Assim como para assumir um relacionamento a dois, também deixará de viver um estado focado em si mesmo para compartilhar com o outro. E assim será nas mais diversas escolhas que fizer no seu dia-a-dia.

Buscar apoios confiáveis para realizar essa travessia, através das terapias ou nas metodologias de desenvolvimento e impulsionamento pessoal, facilitará a pessoa na escuta do desejo mais profundo que a habita e transpor os obstáculos e medos envolvidos, reconhecendo uma nova identidade pessoal: o poder de ser ela mesma, onde poderá acessar o próprio pensar, o próprio desejo e a própria palavra.

Tornar-se uma pessoa é um caminho…

“Não nascemos humanos, nos tornamos humanos” Joseph Campbell

Faça a experiência!

RESPIRAÇÃO DELIBERADA

Respirar profundamente é uma parte importante do seu ‘estar-bem’, pois com a respiração profunda, acontece ativação a nível celular. Em outras palavras, essa corrente carrega a vitalidade para as extremidades das células. Assim, quanto mais você respira, mais você viceja.

Alguns dizem que é a forma como o Espírito se move. Dizemos que é a forma como a vida se move mais eficientemente através de seu corpo físico. E, felizmente, respirar é algo que não é da responsabilidade da mente consciente. Você não precisa ficar alerta para respirar. Acontece. Mas você pode estar alerta para respirar mais.

Encorajamos você a pegar um pouco de ar deliberadamente. E antes de deixar o ar sair, pegue um pouco mais de ar. E antes de deixa-lo sair… E você diz “Eu não posso pegar mais ar, pois não há espaço para coloca-lo aqui”. E dizemos ‘sim, há sim, pegue um pouco mais de ar’.

Expanda sua capacidade. Seus pulmões como balões, podem ser contraídos ou expandidos completamente. Quando você se os move numa base regular, eles se expandem, mas não completamente. Quando deliberadamente respira profundamente, esse processo de torna-los cheios se torna natural – e antes que você se dê por conta, estará fazendo isso involuntariamente. Você irá respirar profundamente mais e mais naturalmente.

... E seus corpos irão vicejar. Isso é mais importante até do que beber água. Isso está alinhado com o poder da própria vida.

Quando concentrado em sua respiração, você não está concentrado em mais nada. E nessa ausência de resistência, você também está permitindo o alinhamento da energia. Então, você ganha uma força sobrenatural dupla com isso: Você se alinha com a Energia Universal. Você literalmente alimenta as células do seu corpo, permitindo que o oxigênio alcance as extremidades de suas células. Tudo se torna vivo – se tudo funciona melhor!

O metabolismo funciona melhor, o processo de eliminação se torna melhor, a consciência funciona melhor, o sangue flui melhor. O auto florescimento vem disso!

Passe, durante essa semana, a ter mais consciência de sua respiração. Expanda sua capacidade de respirar. Dedique alguns instantes do dia e, se concentrar na respiração, e em mais nada, então, observe o que acontece! (Excerto do workshop dos Abraham – Valor da Respiração Consciente).

FAÇA A EXPERIÊNCIA…