Em Busca de Si Mesmo!

Uma das alegrias da vida numa época de ansiedade e dúvidas é o fato de sermos forçadas a tomar consciência de nós mesmos. Quando a sociedade atual, nesta fase de reversão de padrões e valores, não consegue nos dar uma nítida visão ‘do que somos e do que devemos ser’ (nas palavras de Matthew Arnold), vemo-nos lançados à busca de nós mesmos.

A dolorosa insegurança que nos rodeia torna-se um incentivo a indagar- se: será que passou despercebido um importante manancial de força e orientação? Aonde encontrar orientação, firmeza e determinação para construir minha inteireza humana?

Constato que esse incentivo não é considerado uma benção. Prefere-se indagar: como é possível alcançar a integração interior numa sociedade tão desintegrada? Ou então: como empreender para evoluir e alcançar auto realização numa época em que quase nada é certo, nem no presente… nem no futuro?

Longe de trazer uma fórmula mágica, a semente que lanço sobre o solo árido dos nossos pensamentos, sentimentos e ações, será de grande ajuda, sem dúvida alguma, uma inspiração para a busca do próprio eu.

Mas existe algo além dos conhecimentos técnicos e compreensão pessoal que animam a aventurar-me em pisar nesse solo, apresentando questões, ideias e experiências: o privilégio de acompanhar semanalmente pessoas e grupos em suas lutas íntimas e diárias para alcançarem seus desejos mais profundos. Essa ciência adquirida desse contato tem sido o maior aprendizado. Como afirmou Alfred Adler: “Os alunos ensinam os professores”.

Assim, tanto o Coach, quanto o Mentor, não podem deixar de ser eternamente agradecido pelo que aprendem diária e semanalmente sobre a importância e a dignidade da vida com aqueles a quem chama de coachee’s ou alunos.

Que essas Gotas de Inspiração lhe sirva hoje de aperfeiçoamento, auxiliando a ver sua imagem e experiências projetadas, e assim, perceber sob uma nova luz suas questões a serem equilibradas.

A quem você é grato pelos ensinamentos ocultos que são proporcionados semanalmente?

Que habilidade ou ponto forte seu, você poderia fortalecer essa semana para superar as incertezas e sentir-se mais confiante e pleno?

Boas experiências!