Sofrer por antecipação!

A Sexta ideia errônea que pode distorcer nossa realidade:

“Fatores perigosos ou amedrontadores devem ser causas de grande preocupação. Devo estar preparado para o pior, pensando constantemente a respeito e me torturando diante de possíveis calamidades”.

O problema envolvido nesse pensamento irracional é que a ansiedade e preocupação antecipadas não ajudam em nada. Na verdade, impedem uma avaliação objetiva do perigo e diminuem a possibilidade de uma reação efetiva caso a calamidade ocorra. Essa ansiedade antecipada pode até induzir à situação temida. O medo tende a fazer acontecer aquilo que tememos. (atraímos o medo que exalamos). A preocupação tende também a exagerar os eventos desagradáveis, a torná-los desproporcionais. Cada dia se torna o dia do juízo final.

As pessoas racionais, virtuosas, sabem que a pré-ocupação não ajuda; investem suas energias na avaliação da situação  e na decisão sobre o que fazer para evitar uma possível ‘tragédia’; não presumem que a tragédia vai ocorrer. Em situações amedrontadores, vão afastar o medo de maneira prudente e gradual, afastando-se do caos, permitirão que a calma e serenidade abra espaço para criar uma nova ordem e transcender a fase caótica.